Indicações culturais - Semana de 17 a 23 de maio de 2020


Cinema

O Aborto dos Outros, de Carla Gallo

Por que indicamos? A narrativa percorre situações de abortos realizados em hospitais públicos, previstos em lei ou autorizados judicialmente, e situações de abortos clandestinos. O filme mostra os efeitos perversos da criminalização para as mulheres e aponta a necessidade de revisão da lei brasileira.

Enquadros 5x5, de diversas diretoras e diretores

Por que indicamos? A série Enquadro 5x5 retrata territórios de São Paulo através da interação de diversos coletivos e artistas urbanos, cruzando personagens que condensam, em sua trajetória, o perfil e história de cada região da cidade.

Jards Macalé - Um Morcego na Porta Principal, de João Pimentel e Marco Abujamra

Por que indicamos? O filme se debruça sobre a trajetória nada linear de Jards Macalé, artista contestador e personagem controverso da cultura brasileira das últimas quatro décadas. Músico, parceiro principal de Waly Salomão, violonista e arranjador de Gal Costa e Caetano Veloso, ator e autor de trilhas de Nelson Pereira dos Santos, além de amigo pessoal de Lygia Clark e Hélio Oiticica.

Onde acessar? Todas as indicações estão na SPCine Play, única plataforma pública brasileira de streaming audiovisual. Acesso gratuito até o final de 2020.

Exposições virtuais

Exposição Mulheres: desobediência e resiliência

Por que indicamos? Nos anos 50, um decreto impediu o futebol feminino no Brasil. Ainda assim, a década viu o futebol feminino florescer, atraindo grande público e a atenção da imprensa. Mas o sonho durou pouco: ao ganhar fama pelas páginas dos jornais, as atletas atraíam o olhar dos detratores da prática, que passavam a exigir, também pelos veículos de comunicação, o cumprimento da lei. Por isso, os times foram obrigados, em poucos meses, a encerrar suas atividades. A exposição traz fotos e registros das histórias das mulheres que continuaram jogando futebol.

Onde acessar? No site do Museu do Futebol, que em parceria com o Google Arts & Cultura, disponibiliza 14 exposições sobre o universo futebolístico. 

Distância: uma seleção de vídeos e filmes da Pinacoteca

Por que indicamos? distância é uma exposição online com cinco obras audiovisuais da coleção da Pinacoteca. Os trabalhos de Cao Guimarães, Dalton Paula, Letícia Parente, Marcellvs L. e Sara Ramo poderão ser vistos online até o fim do período de isolamento. Originalmente pensados para salas de exibição em museus e galerias, eles ganham uma versão adaptada para o ambiente virtual, no qual, ao invés de espaço físico, ocupam janelas de visualização e perdem, consequentemente, os atributos instalativos.

Onde acessar? A exposição virtual está em cartaz no site da Pinacoteca de São Paulo, mais antigo museu da capital paulista, inaugurado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo. Conta hoje com um acervo de 11 mil peças.

Para aprender a desenhar

Desenho ou trapaça

Por que indicamos? Andréa Tavares é artista e professora de artes visuais. Em “desenho ou trapaça”, Andréa ensina de forma didática conceitos básicos do desenho para todos os públicos, principalmente aqueles que estão iniciando.

Onde acessar? Na plataforma pública e gratuita #culturaemcasa do governo do estado de São Paulo.

 

Dúvidas? cultura@ufabc.edu.br.

Edições anteriores

post indicacoes culturais 2

Fique por dentro das novidades sobre a cultura e a extensão na UFABC, curta nossa página no facebook!