Como publicar

Cronograma

Prazo para submissãoAté 10 de maio de 2023
Publicação do 7º volumeJulho de 2023
Chamada de trabalhos – 7º volume

SUBMISSÕES

  1. Todas as pessoas, vinculadas ou não a instituições de ensino, podem submeter textos de sua autoria, desde que atendam a todos os itens desta chamada.
  1. Os trabalhos aprovados que forem aderentes ao tema “Trabalhadoras e trabalhadores do ABC: lutas, memórias e patrimônio cultural” serão publicados na seção Dossiê Temático da revista.
  1. Os trabalhos aprovados que não forem aderentes ao tema “Trabalhadoras e trabalhadores do ABC: lutas, memórias e patrimônio cultural” serão publicados nas demais seções da revista.
  1. Como parte do processo de submissão, as autoras e os autores terão a responsabilidade de verificar a conformidade do texto em relação a todos os itens exigidos pela revista.
  1. As submissões deverão ser encaminhadas conforme os formulários disponibilizados para cada tipo de trabalho: artigo ou relato de experiência. Modelo de artigo  Modelo de relato de experiência
  1. Considera-se como relato de experiência, no âmbito desta revista, textos que apresentem experiências relevantes para o enriquecimento das práticas extensionistas, culturais e de divulgação científica, devendo eles expressar as motivações ou metodologias para as ações e as considerações/impressões que a vivência trouxe às partes envolvidas.
  1. Tanto o artigo quanto o relato de experiência devem cumprir os seguintes itens:
  • a. Os arquivos deverão ser encaminhados para revistaconectadas@ufabc.edu.br
  • b. O texto deve tratar exclusivamente de extensão universitária, cultura, divulgação científica e/ou suas interfaces com o ensino e a pesquisa;
  • c. O nome do arquivo encaminhado deve ser o mesmo do título do trabalho;
  • d. O texto deve obedecer à seguinte configuração: digitado em Microsoft Word/LibreOffice, tamanho de página A4, espaço 1,5, fonte Times New Roman, alinhamento justificado, tamanho 12, margens 2,5 cm.
  1. Tanto o artigo quanto o relato de experiência devem conter:
  • a. título em português, centralizado, em negrito e em caixa alta;
  • b. autoras (nome e sobrenome completos), alinhados à direita e separados por vírgula;
  • c. resumo (100 a 200 palavras), sem quebras de parágrafo, justificado e com espaçamento simples;
  • d. palavras-chave, iniciadas com letra maiúscula e separadas por ponto final (até cinco);
  • e. corpo, com recuo de 1,5 cm nos inícios de parágrafo;
  • f. referências, conforme regras ABNT.
  • g. o texto deve estar de acordo com a normatização atualizada da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e com o Novo Acordo Ortográfico.
  1. Todas as autorias devem ser identificadas com nomes e sobrenomes completos, com limite de 4 (quatro) pessoas por texto.
  1. A ordem de apresentação dos nomes de autoria deve obedecer ao grau de envolvimento na produção textual.
  1. Cada autor(a) poderá submeter até 2 (dois) textos para este volume da Conectadas.
  1. Os artigos devem apresentar:
  • a. título;
  • b. resumo; 
  • c. palavras-chave;
  • d. introdução
  • e. metodologia;
  • f. resultados e/ou discussão;
  • g. considerações finais;
  • h. referências. 
  1. Os relatos de experiência devem apresentar: 
  • a. título; 
  • b. resumo;
  • c. palavras-chave;
  • d. texto;
  • e. referências (necessárias apenas quando utilizadas citações na elaboração do texto)
  • f. quem são as pessoas envolvidas na ação; 
  • g. período de realização da ação;  
  • h. quais foram as estratégias para engajamento da comunidade não universitária e não acadêmica;
  • i. como foi o processo de desenvolvimento/etapas da ação relatada;
  • j. quais os desdobramentos não previstos, mas constatados, durante a ação;
  • k. quais as aprendizagens observadas durante o desenvolvimento da ação;
  • l. qual a proposta de ação;
  • m. quais as repercussões observáveis da ação na comunidade; 
  • n. quais as repercussões  observáveis da ação para discentes nela envolvidas(os).
  1. Os textos devem conter:
  • a. no mínimo 10 e no máximo 20 páginas, se artigo, incluídos título,  referências e anexos.
  • b. no mínimo 7 e no máximo 15 páginas, se relato de experiência, incluído título, referências e anexos.

IMAGENS

  1. Ilustração: deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere e sua identificação deverá constar na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem na ocorrência do texto. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias a sua compreensão (se houver).
  1. Tabelas: recomenda-se até três (não separar seus dados com linhas verticais e horizontais). Ilustrações: até três, escaneadas com extensão bmp, jpg ou tif (as ilustrações já publicadas devem ser acompanhadas de autorização da(o) autor(a). 
  1. Fotos: recomenda-se até três, em preto e branco ou colorida, bem contrastadas (os direitos autorais das fotos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a) do trabalho).
  1. As imagens devem apresentar identificação na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem na ocorrência do texto. Indicam, ainda, na parte inferior, a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão.
  1. As imagens também deverão ser encaminhadas, no mesmo e-mail,  com o mesmo nome e a mesma ordem em que aparecem no texto. (ex.divulgacao-científica-em-tempos-de-pandemia-1).

AVALIAÇÕES

  1. Sobre a avaliação e publicação dos textos:
  • a. poderão ser submetidos textos já publicados e/ou apresentados em outras revistas, congressos, publicações etc., desde que sua fonte original seja apresentada;
  • b. a Comissão Organizadora e o Conselho Editorial da Conectadas utilizam ferramentas destinadas à detecção de plágio em qualquer de suas formas;
  • c. é garantido o anonimato da autoria durante todo o processo de avaliação dos textos;
  • d. todo o processo de submissão e publicação na Conectadas é gratuito.
  1. Serão aceitos para publicação artigos que apresentem contribuição ao conhecimento e que estejam relacionados com ações na área de extensão, cultura e divulgação científica. Incluem-se aqui os resumos de trabalhos com resultados parciais e/ou finais originados dessas ações. 
  1. Os artigos já publicados em outros locais devem trazer, ao fim, a indicação do nome do local de publicação original.

CITAÇÕES

  1. As citações diretas devem ser feitas no corpo do texto, seguindo a seguinte estrutura: AUTORA, ano e edição da publicação, página da citação).
  1. As citações indiretas devem ser feitas no corpo do texto, seguindo a seguinte estrutura:  (AUTORA, ANO).
  1. Citações com mais de três linhas devem vir em espaço simples, fonte Times New Roman, alinhamento justificado, tamanho 10, e recuo de 4cm.
  1. Todas as referências citadas devem estar apresentadas ao final do texto, no item Referências, e de acordo com a normatização atualizada da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme exemplos:
  • a. no caso de livro: ÚLTIMO SOBRENOME, Nome sem abreviações. Título em Negrito. Edição. Local de publicação: Editora, Ano. número de páginas (opcional).
  • b. no caso de coletânea: ÚLTIMO SOBRENOME, Nome sem abreviações (da autora da parte referenciada). Título do capítulo. In: ÚLTIMO SOBRENOME, Nome sem abreviações (org.). Título em Negrito. Edição. Local de Publicação: Editora, data. Página inicial-página final da parte referenciada.
  • c. no caso de artigo em periódico: ÚLTIMO SOBRENOME, Nome sem abreviações. Título do artigo. Título do Periódico em Negrito. Local de Publicação, Volume (v.), Número do periódico (n.), página(s) do artigo, mês (abreviado) e ano de publicação.
  • d. no caso de dissertação: ÚLTIMO SOBRENOME, Nome sem abreviações. Título da dissertação/tese em negrito. Ano da defesa. Número de folhas (opcional). Dissertação (Mestrado em…) ou Tese (Doutorado em…) – Instituição em que foi defendida (Faculdade, Universidade), local, ano.
  • e. no caso de trabalho apresentado em congresso: ÚLTIMO SOBRENOME, Nome sem abreviações. Título do trabalho. In: TÍTULO DO EVENTO, 3. (edição), ano, local. Anais […]. Local: Instituição, ano. 
  • f. no caso de textos consultados em sites: ÚLTIMO SOBRENOME, Nome sem abreviações. Título em negrito. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/44149. Acesso em: dia mês (abreviado) ano.

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

  1. Ao publicar nesta revista, as(os) autoras(es) concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.