Novidades:
Melhores Momentos:

A estrada para obtermos o tempo (e calcular a velocidade!)
Há vários sensores posicionados logo acima da régua, quase formando um túnel por onde passa nosso objeto em movimento. Assim que o objeto passa na posição da régua, logo abaixo do sensor, ele aciona o sensor que faz o cronômetro digital interromper a contagem e salvar o valor.

Realizando o Experimento
Nosso “telhadinho” recebe um impulso inicial de um imã e depois segue com velocidade constante até o final do trilho. Podemos utilizar os valores armazenados no cronômetro para determinar sua velocidade.

Controlando raios
Nesse equipamento, podemos ver um feixe de elétrons formando belos espirais devido a um empurrãozinho dado por uma força magnética.

Barriga em destaque
O número de barrigas formadas numa corda vibrante pode variar, pois esse número depende de uma relação entre o tamanho da corda e a sua vibração. Podemos focar só uma barriga pois sempre há um par de nó nos extremos dela que limitam o seu tamanho e isso nos leva a outra relação: quanto maior o número de nós, menor será o tamanho das barrigas. Contar o número de nós (ou de barrigas) na corda é, portanto, uma maneira de conhecer o comportamento das ondas.

Good Vibes, Boas Vibrações
Existem infinitas maneiras de fazer vibrar uma corda mas algumas delas merecem destaque. Determinadas relações entre a vibração e o comprimento da corda são muito usadas na música, essas são chamadas harmônicos. É fácil encontrar os harmônicos conhecendo o primeiro deles (o fundamental) pois qualquer harmônico seguinte, seja o segundo, seja o terceiro, pode ser obtido dobrando, ou triplicando, a vibração. O número de barrigas na corda nos indica em qual harmônico ela está vibrando: uma barriga no primeiro harmônico, duas no segundo e assim continua...

Razão carga-massa
Foi em 1897 que J. J. Thomson mostrou que os raios catódicos eram compostos de partículas menores e mais leves do que os átomos. Através de suas observações, Thomson conseguiu calcular o valor da divisão da carga por massa do raio catódico: 175.820.010.760 Coulombs de carga para cada quilograma de massa, ou 1,758 * 10^11 [C kg^-1] em notação científica.