Evento: IV Semana de Planejamento Territorial

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC divulga a IV Semana de Planejamento Territorial.

Resumo

"O evento tem como temática o "Pensar além do plano", ou seja, repensar as práticas de planejamento no atual cenário nacional e mundial, onde as condições que se colocam à nossa frente se mostram cada vez mais limitadoras. Porém, os limites não podem ser imobilizadores da ação social, e é preciso superá-los, formular alternativas de atuação, ser propositivo, particularmente em momentos de crise.

Pensar Para Além do Plano é um convite a vislumbrar e lidar com a diversidade e complexidade de relevo do terreno em que pisamos; é pensar que existem pessoas e perspectivas que foram historicamente excluídas da construção dos grandes projetos que nos orientam; mas é também pensar que existem possibilidades fora da mesa e que o futuro está em aberto.

Num contexto nacional em que, via de regra, o desmonte massivo é tomado como o "Grande Plano", é imperativo refletir sobre as perspectivas enquanto planejadores e procurar alternativas de atuação. Isso requer uma abertura de horizontes para captar temáticas, conflitos, redes, subjetividades, resistências, vivências externas à universidade, outros modos de planejar e lidar com o território, nem sempre captados pelo planejamento formal-institucional. E é tentando pensar coletivamente essas possibilidades fora do plano, tal como ele tem sido concebido até hoje, é que apresentamos a IV Semana do Planejamento Territorial." (Coordenação do evento)

Informações Gerais

Data: 01 a 05 de julho de 2019;

Local:  Auditórios do Bloco Beta, campus São Bernardo do Campo da UFABC;

Programação: clique aqui

Observação: Os participantes deverão assinar a lista de presença para fins de certificação.

Evento Gratuito.

Apoio: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC UFABC).

semanabpt