Pró-reitor da UFABC é eleito para a presidência nacional de fórum de pró-reitores de extensão

O Pró-reitor de Extensão e Cultura da UFABC, professor Daniel Pansarelli, foi eleito para a presidência nacional do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX). A eleição ocorreu durante o 41º encontro nacional do fórum, realizado entre os dias 17 e 20 de maio de 2017, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro/BA.

foto daniel pansarelli presidencia 41 forproexA partir do tema central “A extensão na perspectiva da integração social”, o encontro abordou diversos eixos relevantes para a política da extensão universitária, como financiamento, princípios da extensão e curricularização. De acordo com seu regimento, o FORPROEX caracteriza-se como uma entidade voltada para a articulação e definição de políticas acadêmicas de extensão, comprometida com a transformação social para o pleno exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia.

Em virtude dessa nova eleição, o professor foi reconduzido, também, à Coordenação do Colégio de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Federais (COEX), entidade vinculada à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES).

O fato reafirma a distinção e o protagonismo da UFABC no cenário nacional. Para o professor Daniel: “a eleição da UFABC para a presidência do FORPROEX representa o reconhecimento da liderança da nossa Universidade no campo da extensão e da cultura. Assumiremos agora mais um papel de destaque na interlocução com os órgãos governamentais, como o MEC e o Conselho Nacional de Educação, em favor da extensão universitária e dos demais interesses das universidades públicas brasileiras”.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI UFABC)

Foto: Alfredo Balduíno Santos (UDESC)