Ufabciencia foto2

No último dia 26 de junho, após realizar a Aula Magna, a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, em entrevista concedida à WebTV da UFABC, ressaltou a importância da divulgação científica: “A ciência só faz sentido quando o conhecimento gerado é transferido de volta para as pessoas e essas podem usar esse conhecimento para ter uma vida melhor.” Para ela, “a razão de ser da ciência e da divulgação cientifica é gerar conhecimento e esse conhecimento não tem o menor sentido se não integrar ao cotidiano das pessoas”.

Mas o que é divulgação científica? Segundo o pesquisador Wilson Bueno, atualmente, no Brasil, as modalidades de informação científica estão classificadas em quatro grupos. Em uma delas, a divulgação científica, são utilizados recursos, técnicas e processos para a veiculação de informações científicas e tecnológicas ao público em geral.

Ainda que os conceitos apresentem comuns particularidades, pois se resumem à transmissão de informações em ciência, tecnologia e inovação (CT&I), eles implicam, em sua prática, aspectos bastante diferentes como: perfil do público, nível de discurso, UFABCiência Você sabe o que é divulgação científica? a natureza dos canais ou ambientes utilizados para sua veiculação e a finalidade explícita de cada processo em particular.Ufabciencia foto3

A divulgação científica no Brasil tem pelo menos dois séculos de história. Apresentou fases distintas, com finalidades e características peculiares que refletiam o contexto e os interesses da época. As últimas décadas são marcadas por novos meios de divulgação e museus de ciência. Além disso, têm sido um período particularmente rico em experiências de divulgação científica, embora o país ainda esteja longe de ter uma atividade ampla, abrangente e de qualidade nesse domínio.

A divulgação científica tem a função de popularizar a ciência, democratizar o acesso ao conhecimento científico e estabelecer condições para a alfabetização científica. Colabora para a inclusão de cidadãos em debate sobre temas especializados e que podem impactar em seu cotidiano. E qual é a importância disso para a sociedade? 

Fonte: Comunicare - Informativo Interno da Fundação Universidade Federal do ABC no 149 – julho de 2014